A nove quilómetros de Braga, a freguesia de Sobreposta encontra-se no extremo oriental do concelho, na fronteira com o vizinho município de Guimarães. Confina ainda com Pedralva, S. Mamede de Este, S. Pedro de Este e Espinho.
Diz a tradição que o nome da freguesia se deve a dez pedras que em tempos se encontravam no Monte da Pena e que estariam sobrepostas.
A Mamoa de Sandim representa o povoamento pré-histórico da freguesia. Datada do período Neo-Calcolítico, terá sido entretanto destruída.
O documento mais antigo referente à freguesia data de 1134, data em que surge o topónimo Lageosa, então correspondente a freguesia autónoma.
Em 1216, aparecem na documentação os topónimos de Auvitoreira e Requeixo, ainda hoje presentes na toponímia local.
Em meados do século XVIII, a antiga freguesia de Legeosa foi unida à freguesia de Sobreposta. Dessa forma, passou a ser um simples lugar desta.
Entre 1840 e 1855, esteve sob a jurisdicação do concelho da Póvoa de Lanhoso, transitando de novo para Braga no último daqueles anos.
Antes de se associar a Sobreposta, já estivera, entre 1430 e 1510, na dependência de Tenões.
© 2024 Junta de Freguesia de Sobreposta. Todos os direitos reservados | Termos e Condições | * Chamada para a rede fixa nacional.